A Agência de Desenvolvimento Integrado do Norte (ADIN), através do seu Presidente, Jacinto Loureiro, destacou progressos encorajadores na recuperação das comunidades da zona norte de Cabo Delgado. Segundo afirmou, várias comunidades estão a reorganizar-se, surgem projetos produtivos que geram emprego e rendimento e cresce o sentimento de esperança e coesão social, apesar dos desafios ainda existentes, como focos persistentes de instabilidade, deslocamentos populacionais e vulnerabilidades ambientais.
Jacinto Loureiro falava na passada sexta-feira, 7 de novembro, na cidade de Pemba, durante o Workshop de Avaliação de Progressos e Aceleração dos Programas de Desenvolvimento na província de Cabo Delgado. Na ocasião, reconheceu o apoio contínuo do Governo de Moçambique, das autoridades provinciais e municipais, bem como dos parceiros e doadores, pela confiança no trabalho têm vindo a realizar.
Por sua vez, Alson Banz, em representação do Governador da Província, destacou que o Plano de Reconstrução de Cabo Delgado, o Programa de Estabilização, o Predine e o Raise Project representam iniciativas fundamentais para reconstruir infraestruturas essenciais, restaurar a confiança das comunidades, promover a inclusão social e económica e reforçar a resiliência das populações afetadas pelo extremismo violento e outros desastres.
As intervenções convergiram na necessidade de acelerar ações que garantam estabilidade duradoura e melhoria real da vida das comunidades.



0 Comentários