Um indivíduo de cerca de 39 anos, que se fazia passar por agente do Serviço de Informações e Segurança do Estado (SISE), foi detido pela Polícia da República de Moçambique na cidade de Pemba, na passada sexta-feira. A detenção ocorreu numa das barracas onde o suspeito convivia com amigos. Segundo as autoridades, ele realizava incursões na zona norte da província de Cabo Delgado desde 2023, mas atuava noutras províncias há cerca de 6 anos com um total de 8 Anos.
As informações foram tornadas públicas na quarta-feira, na 2ª Esquadra da cidade de Pemba, onde o suspeito permanece detido. Questionado pelos jornalistas, limitou-se a responder quase todas as perguntas com: “Não tenho nada a falar, por favor”, num tom considerado pelas autoridades como tentativa de evitar esclarecer os factos.
Por sua vez, Eugênia Nhamussua, porta-voz do Comando Provincial da PRM em Cabo Delgado, explicou que a polícia seguiu os passos do indiciado durante algum tempo. As investigações permitiram recolher informações que culminaram na sua detenção. Acrescentou que o caso ainda não está concluído, sobretudo porque é necessário apurar qual era o objetivo das informações que o suspeito recolhia nos grupos em que se infiltrava e identificar possíveis cúmplices.
Vale destacar que a zona norte da província, onde o falso agente atuava, é a mesma que regista ataques terroristas há mais de oito anos, o mesmo período em que o suspeito diz ter trabalhado de forma fraudulenta. Contudo, a PRM afirma que, até ao momento, não existem evidências que estabeleçam ligação entre ele e ações insurgentes.



0 Comentários