MAIS DE 115 OFICIAIS DAS FADM RECEBEM FORMAÇÃO SOBRE PREVENÇÃO DO RECRUTAMENTO E USO DE CRIANÇAS EM CONFLITOS ARMADOS EM CABO DELGADO

    Um total de 120 oficiais das Forças Armadas de Defesa de Moçambique (FADM) na província de Cabo Delgado participa da 5ª formação sobre prevenção do recrutamento e uso de crianças em conflitos armados. A iniciativa decorre de 6 a 11 de outubro, no comando da Escola Naval de Pemba, e tem como parceiros de cooperação a UNICEF e o Instituto Dellaire.

    Durante a cerimônia de abertura, o representante do Instituto Dellaire, Majo Joseph, afirmou que Moçambique enfrenta desafios profundos na região de Cabo Delgado, cujos efeitos se espalham pelo país, destacando que o conflito não apenas ameaça a soberania nacional, mas também compromete a inocência e o futuro de milhares de crianças.

    Já a representante da UNICEF, Nora Macaca, explicou que ao longo da formação serão abordados temas como o funcionamento da proteção da criança e estratégias para prevenir e responder às seis graves violações: morte e mutilação de crianças, rapto, recrutamento e uso de crianças, violência sexual, ataques contra escolas e hospitais e negação de acesso à ajuda humanitária.

    Por sua vez, o Capitão De-Mar-Guerra Carlos Castanheira Cossa destacou que a iniciativa não se trata apenas de uma atualização de conhecimentos, mas de um aprofundamento do compromisso ético e profissional dos oficiais. Durante o curso, os participantes terão a oportunidade de aprimorar a compreensão sobre direito internacional humanitário e direitos humanos, desenvolver competências práticas para identificação, resgate, reintegração e apoio psicossocial das crianças afetadas pelo conflito, entre outros tópicos.


    Enviar um comentário

    0 Comentários