Um jovem residente na cidade de Pemba, com 25 anos, foi detido pelo SERNIC por se passar por mulher no Facebook para aliciar e extorquir mulheres jovens. Segundo as investigações, ele adicionava suas vítimas como amigas e, após ganhar a confiança delas, solicitava vídeos e fotografias íntimas, oferecendo em troca um valor de cerca de 20 mil meticais.
Após o envio das imagens, o jovem ligava às vítimas para chantageá-las, exigindo valores que chegavam a 15 mil meticais, embora recebesse apenas entre 400 e 1500 meticais de cada vítima.
O esquema foi desmantelado pelo SERNIC quando uma das vítimas solicitou encontrar-se com o suspeito. Ao comparecer ao encontro, o jovem foi detido pelos agentes e colocado em custódia. Essas informações foram divulgadas na quinta-feira, 2 de outubro, em Pemba, pelo porta-voz do SERNIC e confirmadas tanto pelas vítimas quanto pelo próprio suspeito.
De acordo com relatos das vítimas, a primeira afirmou ter sido alvo de chantagem por três meses, pagando apenas 450 meticais, e recebeu diversos insultos do perpetrador. A segunda relatou ter gasto um total de 2.000 meticais, distribuídos entre um primeiro pagamento de 500 e outros 1.500 após novas chantagens, incluindo o envio de um vídeo para sua melhor amiga.
O jovem admitiu ter cometido os crimes, afirmando que não tinha intenção de publicar os vídeos, mas sim de se satisfazer sexualmente. Ele admitiu ter chantageado quatro pessoas e mostrou arrependimento pelo ato.
O porta-voz do SERNIC em Cabo Delgado, Arnélio Sola, explicou que o jovem incorreu em dois tipos de crime: extorsão e chantagem e difamação. Ele aproveitou a ocasião para apelar à comunidade para o uso responsável das plataformas digitais.
0 Comentários