O Relatório Anual de 2024 do Secretário-Geral das Nações Unidas sobre Crianças e Conflitos Armados aponta um aumento de 25% nos casos de violações graves contra crianças a nível mundial, em comparação com 2023, totalizando 41.370 casos.
Desse universo, 954 violações foram registadas em Moçambique, onde 403 crianças foram recrutadas e usadas por grupos armados.
Os dados foram partilhados nesta segunda-feira, 6 de outubro, pelo representante do Instituto Dallaire em Moçambique, Majo Joseph, durante o discurso de abertura oficial da 5ª Formação de Pré-Desdobramento em Matéria de Proteção à Criança Envolvida em Conflitos Armados, que decorre na Escola Naval de Pemba.
Joseph acrescentou que, apesar dos desafios, o relatório reconhece o compromisso do Governo moçambicano em cooperar com as Nações Unidas e reforçar as capacidades das Forças de Defesa e Segurança através de programas de formação em proteção infantil em contextos de conflito armado.
Cabo Delgado continua a enfrentar desafios de segurança que afetam diretamente as crianças e famílias, apesar dos esforços em curso para restaurar a paz e estabilidade.
0 Comentários