Uma das maiores preocupações de Moçambique, desde que alcançou a independência, continua a ser a consolidação de uma paz efetiva que permita avançar firmemente na agenda do desenvolvimento. Nessa busca por paz, o país conta com o apoio de nações amigas, que têm contribuído para este processo.
Neste contexto, a cidade de Pemba acolheu, na passada quarta-feira, uma sessão sobre Coesão Social, Estratégia de Prevenção da Radicalização e Recrutamento Extremista, promovida pelo Clube da Paz de Moçambique em parceria com a Agência Governamental Sueca para a Paz, Segurança e Desenvolvimento. O encontro reuniu diferentes intervenientes, incluindo autoridades religiosas e participantes oriundos de alguns distritos da província de Cabo Delgado afetados pelo extremismo.
No seu discurso de encerramento, o Governador da Província de Cabo Delgado, Valige Tauabo, solicitou que os distritos presentes fomentem intercâmbios e troquem experiências em torno dos temas discutidos na sessão.
Em outra abordagem, o Governador manifestou a expectativa de que os temas debatidos, como a radicalização, estratégias de prevenção, grupos vulneráveis, abordagens comunitárias de mitigação, o papel das lideranças locais e a integração de gênero na promoção da segurança, possam fortalecer ainda mais a colaboração interinstitucional entre distritos na luta contra a radicalização e o recrutamento de extremistas.
O encontro reforçou o compromisso conjunto para consolidar a paz e prevenir o extremismo em Cabo Delgado.
0 Comentários