Observatório das Mulheres em Cabo Delgado promove workshop sobre boas práticas e coordenação no âmbito do Projeto RESISTIR

    Teve lugar na última sexta-feira, na cidade de Pemba, um workshop promovido pelo Observatório das Mulheres na delegação de Cabo Delgado, no âmbito do Projeto RESISTIR, onde foram partilhadas boas práticas, lacunas e mecanismos de coordenação relacionados à aplicação e materialização do projeto. O evento serviu ainda como espaço de troca de experiências com instituições estatais e organizações não-governamentais (ONGs), visando fortalecer a colaboração e alinhar estratégias de atuação.

    O objetivo do encontro foi a partilha de conhecimentos e experiências para futuras intervenções em outros distritos que venham a implementar o projeto, alinhando-se aos mecanismos previstos nas leis, boas práticas e processos de coordenação.

    O projeto será implementado, de forma piloto, nos distritos de Namuno, Chiúre e Pemba. Tina Moreira, representante do IPAJ a nível provincial, em entrevista concedida à nossa equipe de reportagem, respondeu a uma questão sobre os desafios que o Observatório das Mulheres enfrenta. Ela afirmou acreditar que o projeto poderá ser uma das alavancas para promover e divulgar a defesa dos direitos da mulher, tendo em conta que ainda há muitas mulheres que sofrem caladas e não quebram o silêncio.

    Por outro lado, o magistrado do Ministério Público, em representação da Procuradoria Provincial de Cabo Delgado, Atanásio Saíde Oreste, mostrou-se satisfeito com a relevância do workshop. Segundo ele, além de apresentar vantagens, o encontro trouxe também à tona algumas dificuldades enfrentadas diariamente pela Procuradoria, e manifestou esperança de que o projeto faça diferença na sociedade ao estimular denúncias de casos de Violência Baseada no Gênero e uniões prematuras, considerando que a província apresenta elevados índices dessas práticas.

    O Observatório das Mulheres espera que o projeto fortaleça a proteção e os direitos das mulheres em Cabo Delgado.

    Enviar um comentário

    0 Comentários