CCM e Actionaid preocupado com o acesso aos mecanismos de emprego e financiamento à camada juvenil na província de Cabo Delgado




    Para a melhoria no acesso aos mecanismos de emprego e financiamento para actividades de geração de renda nesta parcela do país o Conselho Cristão de Moçambique em parceria com Actionaid, juntou na ultima segunda-feira  jovens, académicos, membros da Sociedade Civil, Governo e associações que trabalham em prol dos jovens no âmbito de emprego e empregabilidade para debater em torno do acesso aos mecanismos de emprego e financiamento para actividades de geração de renda para os jovens na província de Cabo Delgado.


    Na sua intervenção, o Delegado do Conselho Cristão de Moçambique, Emerson Ubisse destacou alguns objectivos do desenvolvimento sustentável propostos pela Organização Internacional do Trabalho (OIT) como elementos essenciais para promoção de trabalho decente para os jovens nomeadamente, Educação, erradicação da pobreza, inovação e infraestrutura, igualdade de género, acção climática, não discriminação, sociedade justa e pacífica.


    Por outro lado, o chefe do departamento de emprego da Direcção Provincial da Juventude, Emprego e Desporto (DPJED), Crisanto Ernesto Malogwa frisou a importância da formação nas áreas de especialização no saber fazer para que os jovens possam ter acesso à oportunidade de emprego e auto emprego.


    Intervindo no debate, os participantes destacaram a aposta no auto emprego como forma de empregabilidade e geração de suas próprias rendas, e deixaram ficar à reportagem da Rádio Sem Fronteiras uma mensagem aos demais jovens.


    De salientar que, o simpósio culminou com uma feira de Exposição onde jovens formados pelo Instituto Industrial e Comercial de Pemba e outros jovens expositores mostraram seus projectos e actividades âmbito de geração de renda. (RSF)

    Enviar um comentário

    0 Comentários