PRM LANÇA O PLANO OPERATIVO PREVENTIVO “ZUMBO” PARA REFORÇAR A SEGURANÇA NA QUADRA FESTIVA EM CABO DELGADO

    Foi lançado nesta segunda-feira, 15 de dezembro, na cidade de Pemba, o Plano Operativo Preventivo “Zumbo”, destinado a reforçar a segurança durante as festividades do Dia da Família e do Ano Novo em toda a província de Cabo Delgado. A cerimónia foi dirigida pelo Comandante Provincial da PRM, Assane Fakir Nyito, e contou com a presença do Presidente do Conselho Municipal de Pemba e da Administradora Distrital.

    O plano, que estará em vigor até 15 de janeiro de 2026, tem como principal objetivo garantir a ordem, a tranquilidade pública e a segurança de pessoas e bens, bem como facilitar a circulação nos postos de controlo e de travessia em toda a província durante a quadra festiva.

    Na sua intervenção, o Comandante Provincial destacou que a operação decorre num contexto em que as Forças de Defesa e Segurança são desafiadas a intensificar as ações operativas e combativas para erradicar o terrorismo e consolidar a estabilidade nas zonas afetadas da província.

    Assane Fakir Nyito alertou ainda para a necessidade de reforçar a vigilância ao longo das fronteiras, de modo a prevenir a entrada de criminosos fugitivos da justiça, tanto de outras províncias como do país vizinho, a Tanzânia.

    O Comandante apelou igualmente à colaboração dos cidadãos, incentivando a denúncia de quaisquer atos que atentem contra a ordem e a segurança públicas, desencorajando a desordem e a prática de justiça pelas próprias mãos.

    As forças operativas foram exortadas a cumprir a sua missão com respeito pela lei, observando os princípios da necessidade, proporcionalidade e adequabilidade, bem como os direitos humanos e as liberdades fundamentais dos cidadãos.

    A implementação do Plano Operativo “Zumbo” vem reforçar outros planos em vigor, com destaque para os que visam prevenir e combater o crime violento, como raptos, roubos com recurso a arma de fogo, tráfico de drogas e de órgãos humanos, bem como a prevenção e combate aos acidentes de viação.

    Enviar um comentário

    0 Comentários