A Polícia da República de Moçambique (PRM), através da 2ª Esquadra da cidade de Pemba, neutralizou uma quadrilha composta por seis integrantes, incluindo um menor de 16 anos, que se dedicava ao roubo agravado em instituições públicas e algumas lojas de venda de eletrodomésticos.
Segundo a porta-voz do Comando Provincial da PRM em Cabo Delgado, Eugênia Nhamussua, a operação iniciou no dia 28 de setembro, após informações sobre um jovem que tentava comercializar um computador portátil no bairro Cariacó. A força operativa deslocou-se ao local, confirmou a denúncia e deteve o indivíduo.
Na sequência das investigações, foram recuperados três computadores portáteis, um conjunto de colunas, um televisor e um tablet. Entre os seis membros da quadrilha, quatro eram os executores dos assaltos e dois atuavam como receptadores do material roubado.
Ao serem ouvidos pela imprensa, o menor detido confessou ter roubado os computadores para venda, admitindo não ser a primeira vez que praticava o crime. Outro integrante disse que apenas procurava clientes, alegando não saber que os produtos eram roubados. Um terceiro contou que emprestou 3.000 meticais a um amigo, recebendo em troca um computador como garantia.
O técnico do setor do Património da Direção Provincial das Obras Públicas, João Ibraimo, confirmou que a sua instituição foi uma das vítimas, relatando o desaparecimento de quatro computadores, subtraídos após arrombamento de uma janela. Ibraimo acrescentou que este não é o primeiro caso de roubo registado na instituição.
Por sua vez, a porta-voz da PRM explicou que os criminosos faziam um mapeamento prévio das instituições e aproveitavam momentos de distração dos zeladores para concretizar os assaltos.
0 Comentários