O distrito de Mocímboa da Praia, na província de Cabo Delgado, foi palco de mais um ataque terrorista em menos de duas semanas, ocorrido na madrugada do dia 22 de setembro no bairro municipal Filipe Nyusi.
De acordo com o administrador distrital, Sérgio Cipriano, um grupo de insurgentes armados invadiu novamente o bairro. Numa primeira abordagem, raptaram um cidadão identificado como Vicente Zacarias, exigindo posteriormente um resgate de cerca de 200 mil meticais. Outro grupo de insurgentes espalhou-se pelo bairro e decapitou quatro cidadãos.
O administrador referiu ainda que, apesar de as atividades na vila de Mocímboa da Praia continuarem em funcionamento, o ambiente está marcado pela dor e pelo medo. Parte da população tem-se retirado da vila, e há relatos de professores que já não comparecem às escolas.
Mesmo com a presença das Forças de Defesa e Segurança (FDS) e das tropas Ruandesas na vila, o ataque dos insurgentes mostra que a população de Mocímboa da Praia continua vulnerável e vive sob constante ameaças.
0 Comentários