Foram empossados pelo Secretário de Estado na Província de Cabo Delgado, Fernando de Sousa, os novos Administradores Distritais: Atanásio Amba (Mueda), Jenuína Charles Nangundo Frederico (Montepuez) e Vitorino Faria Zeferino Mota Lundo (Namuno).
A nomeação ocorre no âmbito do refrescamento da equipa de trabalho nos distritos, tendo sido igualmente movimentados os seguintes quadros: Isaura Delmira da Conceição Zacarias Máquina, do Distrito de Montepuez para Chiúre, e Lúcia Geraldo Namashulua, de Namuno para Metuge.
A cerimónia de tomada de posse decorreu na manhã da passada terça-feira, 8 de Julho, na cidade de Pemba.
Na ocasião, o Secretário de Estado afirmou que está a conferir poderes a administradores que devem garantir o combate à pobreza nas comunidades. Sublinhou ainda que ser administrador não é tarefa fácil, pois este representa o Presidente da República no distrito, razão pela qual é proibido falhar.
Atanásio Amba, Administrador de Mueda, afirmou que sua prioridade será o desenvolvimento do distrito com enfoque na agricultura, turismo, práticas sustentáveis de mineração e na reconstrução dos danos causados pelas intempéries que afectaram a província.
Vitorino Lundo, novo Administrador de Namuno, disse que vai se juntar à população para potenciar as suas lutas pelo bem-estar, dando atenção ao combate ao terrorismo, ao abastecimento de água potável, bem como aos desafios nas áreas de educação, saúde, cultura, turismo, desporto, agricultura e comércio.
Jenuína Frederico, Administradora de Montepuez, garantiu estar ciente dos problemas do distrito e comprometeu-se a trabalhar até onde puder, com prioridade para a legalização do garimpo, de modo a garantir que a actividade seja realizada dentro dos parâmetros legais.
Com estas mudanças, espera-se um novo impulso no desenvolvimento dos distritos.
0 Comentários