Na tarde da última segunda-feira, 21 de julho, na cidade de Pemba, o Alto Comissariado das Nações Unidas para os Refugiados (ACNUR) doou, por intermédio do Governo, uma viatura de marca Toyota Land Cruiser ao Instituto Nacional de Gestão e Redução do Risco de Desastres (INGD), com o objetivo de reforçar a sua capacidade de resposta face à ocorrência de calamidades naturais e ao terrorismo em Cabo Delgado.
Durante a cerimónia, o representante nacional do ACNUR, Xavier Creach, afirmou que este gesto é, acima de tudo, uma ajuda simbólica, considerada pequena perante a vasta área de atuação e os inúmeros desafios enfrentados pelo INGD.
Por sua vez, o delegado provincial do INGD, Marques Naba, agradeceu pela oferta, referindo que o meio de transporte certamente contribuirá nas intervenções de ajuda humanitária aos deslocados e na resposta direta aos fenómenos naturais.
Já o governador da província, Valige Tauabo, enalteceu a liderança do ACNUR e o esforço dos seus colaboradores, reconhecendo a importância do apoio prestado. Felicitou ainda o INGD, destacando que o veículo irá reforçar a capacidade de busca por soluções duradouras diante dos desafios causados por calamidades e terrorismo.
O novo meio de transporte já está sob responsabilidade do INGD e deverá ser usado em ações de resposta imediata em toda a província.
0 Comentários