INAM diz que nove distritos da província de Cabo Delgado poderão ser afectados severamente pelo ciclone Chido



    Esta informação foi avançada na tarde deste sábado, na cidade de Pemba durante a II reunião do Centro Operativo de Emergência, pelo delegado Provincial do Instituto Nacional de Meteorologia, Dorival Muterenda o qual disse que  os distritos de Ibo, Quissanga, Pemba, Mecufi, Metuge, Ancuabe, Chiúre, Namuno e Montepuez, aponta -se como sendo de maior risco.


    De acordo com o INAM, há  previsão de chuvas acima de 200mm e ventos entre 200 e 240 km/h no dia 15 deste mês. Para os demais distritos da província, esperam-se chuvas com menor intensidade.

    Entretanto o Instituto Nacional de Gestão e Redução do Risco de Desastres (INGD), representado por Nuno Tadeu, informou que já foram mapeados os locais de acomodação nos distritos afetados, com excepção de Meluco, que ainda não concluiu o processo. O INGD também realizou o pré-posicionamento de bens alimentares para dar resposta por pelo menos 30 dias. 

    Por outro lado o Secretário do Estado destacou a importância de evacuar antecipadamente as pessoas em áreas de risco, com prioridade para crianças, considerando as dificuldades adicionais que podem surgir em cenários críticos de deslocamento.

    A reunião em referência contou com a participação de várias organizações governamentais e não governamentais, e tinha como objectivo apresentar e debater o nível de prontidão da província de Cabo Delgado face ao Ciclone Tropical Chido.


    De referir que reunião acontece dia antes da eclosão do ciclone tropical denominado CHIDO que afectará com grande intensidade a zona Norte de Moçambique no dia 15 de Dezembro.

    (RSF).


    RSF•ÚTU_102.1MHz | Notícias

    RSF_ÚTU_Pemba.

    Siga-nos ➡️ www.instagram.com/radiosemfronteirasutu3

    Inscreva-se ➡️ www.youtube.com/@semfronteirasfm

    Enviar um comentário

    0 Comentários