ATIVISTAS AMBIENTAIS EM CABO DELGADO DEFENDEM A RESPONSABILIZAÇÃO AOS CIDADÃOS QUE DESCARTAM O LIXO DE FORMA INAPROPRIADA.


     Este pronunciamento foi deixado na manhã desta terça-feira em Pemba durante o debate radiofónico na RSF-ÚTU, alusivo ao dia mundial do meio ambiente que se assinala a cada cinco de junho de cada ano.


    Os activistas ambientais entende que os cidadãos que descartam o lixo de forma inapropriado devem ser responsabilizados para que a postura municipal não esteja vulnerável.

    Para Jackson Basílio membro do Núcleo dos Jornalistas Ambientais delegação de Cabo Delgado, na ocasião mostrou-se preocupado da forma que os cidadãos descartam o lixo, daí que sugere as autoridades municipais a agir de imediato.

    Uma outra sugestão deixada pelos activistas é o banimento dos sacos plásticos, que de alguma forma retorna a mesa colocando em risco a saúde.

    Eugídio Gobo, ponto focal do movimento Lesto do it e membro da Associação do Sistema de Monitoria olhada para a gestão em Cabo Delgado recomenda ao Município de Pemba a acrescentar mais um artigo no código de postura municipal, em atribuir ou sancionar as instâncias turísticas e ou comerciais que forem a usar o saco plástico, como forma de desencorajar a aquisição ou o uso deste produto.


    De referir que durante os próximos dias estão agendados actividades como limpeza, palestras e o plantio de árvores em diferentes locais da cidade de Pemba, neste ano o dia mundial do meio ambiente é celebrado sub lema "restauração dos solos, desertificação e resistência à seca” A humanidade depende dos solos.

    Enviar um comentário

    0 Comentários