No âmbito do reforço institucional dos serviços de Extensão Agrária, o Governo da Província de Cabo Delgado procedeu, na passada segunda-feira, 07 de Julho, na cidade de Pemba, à entrega de 88 motorizadas da marca LIFAN, destinadas aos extensionistas agrários de todos os distritos da província. A cerimónia foi presidida pelo Governador de Cabo Delgado, Valige Tauabo.
Na sua intervenção, o Delegado Provincial do Fundo de Fomento Agrário e Extensão Rural, António Joaquim, expressou satisfação pelo acto de entrega das motorizadas, considerando-o um passo importante rumo ao crescimento e desenvolvimento do sector agrário, bem como uma melhoria nas condições de trabalho e na capacidade técnica de assistência aos produtores.
Num outro momento, o delegado referiu que, dos 394 técnicos extensionistas existentes na província, apenas 210 dispunham de motorizadas, havendo assim um défice de 184 técnicos. Com a nova entrega, o número de técnicos com motorizadas sobe para 298, reduzindo o défice para 96.
Por sua vez, o Governador Valige Tauabo destacou que os meios atribuídos visam garantir um serviço de assistência integral e responsável, sendo um instrumento fundamental para o aumento da produção e da produtividade. O dirigente apelou ao uso responsável dos meios, exclusivamente para os fins a que se destinam.
Importa referir que estas motorizadas foram adquiridas com fundos do Fundo de Fomento Agrário e Extensão Rural (FAR) e do Fundo Público (FP).
0 Comentários