Um acidente de viação ocorrido na tarde desta terça-feira (15.07) resultou na morte de cinco pessoas e ferimentos em outras oito, cinco das quais em estado considerado grave.
O sinistro deu-se por volta das 13 horas, na ponte sobre o Rio Muchenedze, na localidade com o mesmo nome, no Posto Administrativo de Dacata, distrito de Mossurize, a sul da província de Manica, centro de Moçambique.
De acordo com as autoridades de saúde, as vítimas foram prontamente socorridas e encaminhadas ao Hospital Distrital de Espungabera. O director daquela unidade sanitária, João Lucas Simango, confirmou a entrada de 9 pessoas no banco de socorro, das quais uma foi dada como obito à chegada no hospital.
Devido à gravidade dos ferimentos, maior parte das vítimas foram evacuadas ao Hospital Provincial de Chimoio, para tratamento especializado.
Dados preliminares avançados pela Polícia da República de Moçambique (PRM), indicam que o acidente envolveu uma viatura de marca Toyota Hilux Dacar, que transportava 16 jovens com destino ao povoado de Mussengane, onde se preparavam para participar de uma partida de futebol.
A chefe da Brigada da Polícia de Trânsito no Comando Distrital da PRM em Mossurize, Minjurda Chauale João, revelou que o acidente foi provocado por excesso de velocidade aliado à condução sob efeito de álcool por parte do motorista que ao chegar a região de Kila, perdeu o controlo, despistou e capotou violentamente.
Até ao momento, ainda não foi possível confirmar se o motorista está entre os mortos ou feridos. As autoridades policiais apelam à condução prudente e à observância rigorosa das regras de trânsito, para evitar a sinistralidade rodoviária na via pública.
0 Comentários