O sector da Saúde em Cabo Delgado preocupado com o incremento de infecções pelo HIV/SIDA entre adolescentes e jovens
A província de Cabo Delgado regista um acumulado de 115 mil pessoas em tratamento antirretroviral contra o HIV/SIDA, de acordo com dados dos últimos nove meses deste ano.
A informação foi divulgada nesta quarta-feira, em Pemba, pelo médico-chefe provincial, Edson Fernando, durante a cerimônia de abertura do Dia Mundial de Luta contra o HIV-SIDA, celebrado anualmente no primeiro de dezembro.
Edson Fernando, destacou que essa faixa etária tem sido particularmente vulnerável à doença, o que exige maior atenção das autoridades de saúde e das comunidades locais, reforçando a necessidade de fortalecer programas de prevenção, educação sexual e reprodutiva, além de ampliar o acesso a testes e tratamentos antirretrovirais.
De acordo com o médico-chefe provincial de Cabo Delgado, Edson Fernando, os distritos de Muidumbe e Mueda são os que apresentam o maior número de casos de HIV/SIDA na província.
O Dia Mundial de Luta contra o HIV-SIDA, em Moçambique será celebrado sob lema, seja solidário, diga não ao estigma e discriminação.(RSF-ÚTU)
0 Comentários