Decorreu ontem 07 de Maio, no distrito de Mecúfi, em Cabo Delgado, uma visita de acompanhamento das intervenções de resposta ao Ciclone Chido nos setores de Educação, Saúde, Nutrição e WASH, promovida pela UNICEF e Parceiros, com o objetivo de testemunhar diretamente os progressos alcançados.
Na aldeia de Muripa, onde foi implementada a área de Nutrição com a introdução das papas enriquecidas, as mães das crianças beneficiárias manifestaram unanimemente a sua satisfação e agradecimento. Segundo elas, desde que os seus filhos começaram a consumir a papa, têm registado um aumento de peso, tornando-se assim mais saudáveis.
Eram as mães das crianças que se beneficiam das papas enriquecidas.
O agente de saúde responsável pela atividade de Nutrição em Muripa, Suja Ide, em entrevista, explicou que a principal importância das papas enriquecidas é promover o crescimento saudável das crianças, auxiliando no ganho de peso e prevenindo a desnutrição aguda.
No setor da Educação, o diretor da Escola Primária de Muripa, Tadeu Tomás, afirmou que, com os apoios recebidos, as obras de reabilitação e reconstrução das salas de aula devastadas decorrem a um ritmo normal. No entanto, destacou que, mesmo após a conclusão das obras atuais, permanece a necessidade de construir uma nova sala de aula e um bloco administrativo.
Por sua vez, Gil Mahare, oficial de Educação da UNICEF, contextualizou a intervenção, afirmando que todas as componentes de atuação se unem para garantir que as crianças possam usufruir dos seus direitos, sobretudo em contextos de emergência.
A experiência vivida em Muripa evidencia que respostas integradas, que atendem à saúde, nutrição e educação, são fundamentais para garantir os direitos das crianças em contextos de emergência.
0 Comentários