Padre Eduardo, MSC destaca boa convivência entre cristãos e muçulmanos em Cabo Delgado

    O Diretor da Rádio Sem Fronteiras-Útu, Padre José Eduardo, missionário do Sagrado Coração, participou ontem, dia 19 do mês em curso, na cidade de Pemba, numa mesa-redonda alusiva à divulgação do livro intitulado “O Desafio Moçambicano da Laicidade”, uma obra organizada pelo renomado Professor Severino Ngoenha em colaboração com o IESE.

    Padre Eduardo contou que o grande receio dos seus familiares e da sua congregação era o fato de ele estar indo para um campo de muçulmanos, pois no Brasil, seu país de origem, existe dificuldade até mesmo de cristãos se relacionarem entre si. “Se um é da Assembleia de Deus, não fala com um católico”, exemplificou. No entanto, ao chegar a Moçambique, especificamente no distrito de Meluco onde iria trabalhar, surpreendeu-se positivamente: na apresentação à nova igreja estavam presentes os sheiks mais referenciados de Meluco. Em todos os eventos governamentais, tanto o padre quanto o sheik eram chamados para fazer orações, revelando uma convivência muito diferente daquela que lhe haviam descrito.

    O diretor afirmou ainda que, atualmente, no Brasil, o grande conflito é entre católicos e protestantes. Segundo ele, trata-se de uma luta pelo poder hegemônico, econômico, que se mistura com a política – não a política do bem comum, mas aquela que visa interesses pessoais. Ele acredita que essa mesma realidade também se verifica, de certa forma, em Cabo Delgado.

    Enviar um comentário

    0 Comentários